quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

As surpresas do envelope cor de rosa


Postado As:  04:19  |  Em:  

Setor de Jornalismo da UFF premia melhores produções do curso no Prêmio Controversas


Bianca Alcaraz e Paula Rodrigues

O II Prêmio Controversas teve 30 trabalhos inscritos em seis categorias, novidade deste ano. Na foto a coordenadora do Controversas, Larissa Morais com o ganhador da categoria Criação Gráfica, André Borba/Foto: Bianca Rangel
Elena apresentou o prêmio com empolgação
e conquistou o público/Foto: Bianca Rangel
A premiação parecia ganhar cor. Flor no cabelo, esmalte nas unhas, blazer e botas combinando. Tudo roxo. A convidada para a entrega do II Prêmio Controversas de Jornalismo estava tão ansiosa quanto aqueles que aguardavam pelo resultado. Elena Batista, segunda colocada na primeira edição do evento, deu tom ao anúncio dos vencedores. Ninguém melhor do que ela para transmitir ao público presente a emoção de ver reconhecido o esforço dedicado à realização de um trabalho, diante de alunos e professores que orientaram e acompanharam o processo. A própria Elena disse acreditar que sua espontaneidade contribuiu para que a cerimônia ocorresse em um clima bem descontraído.

O som da vinheta dava ritmo à premiação, que teve início com a categoria Produção Gráfica em Jornalismo. Os responsáveis pela avaliação dos trabalhos foram os professores Alexandre Farbiarz e João Alt , do Departamento de Comunicação Social da UFF, e o editor assistente de arte do Globo, Alessandro Alvim. Um envelope cor de rosa carregava a informação que todos esperavam: o nome do vencedor. E com a 4ª edição do jornal O Casarão , os premiados foram André Borba e Igor Marinho. Apesar da ausência do parceiro, André falou com muito orgulho do resultado e compartilhou a vitória com toda a equipe envolvida no projeto. “Esse prêmio não é só meu, mas de todos que participam de O Casarão e contribuem para sua realização. Eu comecei no primeiro período e estou envolvido até hoje”, comentou o aluno do quarto período de jornalismo.
As alunas Jackeline Chagas e Natasha Dias levaram o prêmio de rádio
com reportagem sobre reciclagem/Foto: Bianca Rangel

Na categoria Reportagem para Rádio, a dupla de meninas, Jackeline Chagas e Natasha Dias foi a vencedora com a matéria “Reciclagem de Lixo Orgânico”. A chefe do Departamento de Comunicação Social, Ana Baumworcel, que foi uma das juradas, entregou a premiação, orgulhosa de suas alunas. Além dela, participaram do júri desta categoria a professora Helen Britto e a jornalista Jaqueline Deister, do programa Zoasom.

 Thamiris Paiva posa para foto com a jurada Denise Tavares.
A aluna e sua amiga Daniela Reis venceram na categoria
de telejornalismo/Foto: Bianca Rangel
O envelope rosa traria em seguida o resultado da categoria Reportagem para Telejornal, que premiou as alunas Daniela Reis e Thamiris Paiva. A matéria “Os Desafios do Autismo” feita para o Bits Ciência, revista de divulgação científica, inovação e tecnologia da UFF, foi elogiada pela responsável pela entrega do prêmio e jurada, a professora Denise Tavares. O júri também contou com a participação da professora Renata Rezende e do repórter que já trabalhou em canais como a Band e o SBT, e atualmente atua como freelancer, Che Oliveira.

Uma das maiores surpresas da noite foi a premiação da categoria Reportagem para Veículo On-line. A aluna vencedora está ainda no primeiro período e apesar de ter entrado há pouco tempo na universidade, em sua matéria “Hoje é Tudo Azul”  abordou a questão do autismo de um modo que conquistou o júri. Mariana Rocha venceu por unanimidade. Mesmo sem estar presente, deixou o público boquiaberto diante de sua vitória. A análise do trabalho foi feita pelas professoras Carla Baiense e Daniele Brasiliense, e por Nice de Paula, do O Globo

E...Atenção, produção! Algo estranho está acontecendo. A ordem de entrega dos prêmios foi alterada. A categoria Reportagem para Veículo Impresso, que seria a última a ser anunciada de acordo com a ordem estipulada pela equipe do evento, foi antecipada. Mas explicação para a alteração viria a seguir somente mais tarde. O convidado para fazer a entrega da premiação foi o professor Márcio Castilho, que participou do processo de avaliação ao lado do professor Pedro Aguiar e da jornalista da Petrobras, Consuelo Sanchez. 
A reportagem sobre futebol das estudantes Nathália Vincentis e Sabrina Sousa foi a vencedora da categoria impresso,  a mais concorrida, com 11 inscrições/Foto: Bianca Rangel
Também por unanimidade, a vencedora foi a matéria “O País do Futebol”, escrita pela dupla Nathália Vincentis e Sabrina Sousa. As alunas se surpreenderam com o resultado e tiveram apoio de um grupo de amigas que não escondiam a felicidade, na hora do anúncio. Elas aplaudiram muito e gritaram, quando as amigas foram receber o prêmio. “Foi por causa do futebol que entramos para o curso”, disseram. Por sua tradição no Jornalismo, esta foi a categoria com mais inscritos, totalizando 11 trabalhos. Não só a quantidade, mas a qualidade era tamanha que os jurados se viram diante da dificuldade de eleger apenas um vencedor para a premiação. Um dos componentes chegou a sugerir a entrega de menção honrosa para outro trabalho.

Grand finale
O clima de tensão ainda estava no ar antes da entrega da última categoria do prêmio: Fotojornalismo. A equipe de produção ainda se perguntava o porquê da mudança na ordem. Ao abrir o envelope cor de rosa, Elena compreendeu o motivo. Com o ensaio “O povo na rua: movimentos sociais buscam mudanças”, o vencedor foi o aluno Wesley Prado. Mesmo com ele estando a quilômetros de distância, em intercâmbio na Espanha, era possível sentir que todos compartilhavam da mesma felicidade com o resultado. 

Uma das fotos de Wesley Prado,
 vencedor da categoria de fotojornalismo
com ensaio sobre as manifestações
“Foram as fotos que falaram por ele e garantiram o primeiro lugar. As angulações da câmera, o olhar crítico e seu envolvimento emocional e ideológico com os movimentos de protesto que ocuparam as ruas do rio resultaram em um registro denso e poético”, foram as palavras emocionadas do professor Dante Gastaldoni. 


O professor enfatizou a paixão e o envolvimento de Wesley, não só pela fotografia, mas pela cena que estava diante da câmera. A premiação representa o reconhecimento de uma longa trajetória diante das últimas manifestações. Toda a universidade esteve envolvida com o caso do aluno, que foi preso acusado por formação de quadrilha, quando estava fotografando ao lado de tantas outras pessoas, na Assembléia Legislativa do Estado do Rio Janeiro (Alerj). O resultado demonstra que ele venceu. O sacrifício e o esforço valeram a pena. 

Wesley mandou um vídeo da Espanha e foi muito elogiado
pelo amigo Filipe Galvão e pelo professor Dante Gastaldoni/Foto: Bianca Rangel
Orgulhoso, ao receber o prêmio no lugar de Wesley amigo, o estudante de Jornalismo Filipe Galvão, disse ser a paixão pela fotografia que move os passos do amigo. “Ninguém faz isso como ele”, completou. Depois de tantas homenagens e com o auxílio das novas tecnologias, Wesley conseguiu estar presente no evento. Através de um vídeo gravado e transmitido por Filipe diante de toda a plateia, agradeceu a premiação e o apoio oferecido pelos professores Dante Gastaldoni e Rômulo Corrêa, além de toda a universidade que esteve ao seu lado.

Por trás da cena, aqueles que assistiram a cerimônia não poderiam imaginar todo o processo realizado até que o prêmio pudesse chegar às mãos dos vencedores. Ao todo, foram 30 trabalhos inscritos, produzidos por cerca de 50 alunos. Desde o convite aos jurados até a apuração do resultado final, o cuidado e atenção foram fundamentais para que tudo desse certo. A troca de e-mails era constante. O sigilo era essencial para a surpresa. 

Toda a equipe esteve envolvida na divulgação das novas categorias. Entre cartazes, redes sociais e muito boca a boca. O prêmio oferecido aos vencedores foi de responsabilidade dos alunos inscritos na disciplina Projeto de Extensão VII. Foram produzidas canecas personalizadas com os nomes dos premiados e a categoria correspondente, além de livros doados pela Eduff, e convites para o cinema Estação, que também apoiou o evento. O empenho foi grande, mas o resultado era visível nos rostos dos que estiveram presentes. Várias foram as demonstrações de gratidão entre alunos, professores, jurados e palestrantes. “Até ano que vem, pessoal”, despediu-se Elena. 

Compartilhe com seus amigos.

Um comentário:

  1. Fiquei muito feliz com a premiação! Não pude estar presente, mas é uma honra fazer parte de um evento tão especial. Parabéns aos organizadores!

    ResponderExcluir

Contato
Copyright © 2013
Traduzido Por: Template Para Blogspot
by BloggerTheme9
:)
back to top